terça-feira, 13 de abril de 2010

RECUPERAÇÃO...




O propósito da vida de todas nós é a felicidade, é dar significado áquilo que fazemos,é fazer da nossa vida algo que faça sentido. No entanto, cada vez mais nos deparamos com a insatisfação, a depressão, a tristeza, a falta desse sentido…Acredito que a felicidade seja determinada pelo nosso estado mental, muito mais do que por acontecimentos externos…a felicidade, na verdade tem a ver com a forma como encaramos a vida, com o nível de satisfação que sentimos por estarmos vivos e pela nossa capacidade de sentir prazer. Estar em contacto com aquilo que conquistamos é muito mais interessante do que estar focado em nossas faltas.Só que a maioria das pessoas,das quais eu me identifico até há bem pouco tempo atrás só quer aquilo que não têm…O estado mental é tudo, se nossa atitude mental é positiva, calma e tranquila podemos passar por dificuldades num estado médio de felicidade…é a disciplina interior que nos traz serenidade mental. Existem dois tipos básicos de pessoas… as com orientação interna e as com orientação externa.As pessoas com orientação interna possuem um valor mais elevado de si mesmas, pois estão mais em contacto com aquilo que dominamos, nossa alma.O factor predominante que difere nesses dois tipos de pessoas é a fé. Pessoas com orientação interior colocam fé em si mesmas, na construção e realização de seus objectivos, no decurso natural da vida. As com orientação exterior colocam sua tênue fé em algo fora de si mesmas, e dessa forma, vivem constantes decepções.Normalmente a pessoa com tendência a depressão vê a vida e a si mesma de forma irreal, sendo assim, seus objetivos tem uma tendência ainda infantil de realização.A pessoa que entra em depressão perdeu a fé, pois a fé se baseia no sentir. Quando nos sentimos vivos, toda a sorte de emoções passa por nós, num maravilhoso e vivo pulsar. Quanto mais sentimos, mais vivas estamos, nosso corpo pulsa e nossa fé é revigorada. A pessoa deprimida, não consegue pulsar, não sente nada, nada faz sentindo, perdeu sua fé.Acredito piamente, e isso pode soar como egoísmo, que nosso primeiro interesse deve ser à busca de nosso próprio bem estar através do autoconhecimento profundo e da auto percepção, pois se cada uma de nós aprender a cuidar de si mesma, consequentemente saberá cuidar de seu próximo e de seu meio ambiente. Somente devolvendo segurança pessoal e auto-estima, podemos nos tornar verdadeiramente humanos, devemos assumir a responsabilidade por nós mesmas, por nossas escolhas, nosso caminho. E devemos também desenvolver a nossa fé. Fé é responsabilidade.
Quando uma pessoa entra em depressão, ela perdeu a fé em si mesma. Direccionou sua energia para a realização de um sonho impossível, que não estava de acordo consigo, com sua alma. Mas a depressão não é de toda má. Ela é a forma que a pessoa organizou para sua própria recuperação. Ela entra em colapso, volta a um estado infantil, e com a ajuda de um profissional e de seu próprio curador interno, se recupera. Nesse processo há uma reorientação para sua alma, sua independência, entra em contacto com sentimentos profundos e acaba por restaurar sua fé individual. E assim pode aprender a ser uma pessoa orientada para seu interior.
Sem percorrer o caminho que nos leva ao nosso interior, não chegamos a um estado de paz e felicidade, por melhor que sejam as condições externas. Quando conseguimos atingir esse estado, que vem de dentro para fora, conseguimos enxergar e viver momentos de felicidade e de paz…


CARPE DIEM

Sem comentários:

Enviar um comentário