sábado, 17 de abril de 2010

The key...



Conta-se muito a história de um homem de uma religião no norte do Tibet que decidiu fazer uma peregrinação com seus amigos até o Palácio Potala, a residência do Dalai Lama em Lhasa, um lugar muito sagrado. Era uma viagem que marcava uma pessoa por uma vida inteira.
Naqueles dias não havia carros ou veículos de qualquer espécie na região, e as pessoas se locomoviam a pé ou a cavalo. Demorava-se bastante para chegar a qualquer parte, e era perigoso ir muito longe, já que inúmeros ladrões e bandidos assaltavam viajantes incautos. Por esses motivos à maioria deles nunca havia visto uma casa. Moravam em tendas pretas tecidas com fibra de pelo de ianque.
Quando esse grupo de peregrinos finalmente chegou em Lhasa, o homem do norte ficou assombrado com o Palácio Potala e seus múltiplos andares, suas muitas janelas e a vista espetacular da cidade que se descortinava do interior. Ele enfiou a cabeça por uma abertura bem estreita que servia de janela para ter uma visão melhor, girando a cabeça para a direita e para a esquerda, enquanto olhava a vista lá embaixo. Quando seus amigos o chamaram para ir embora, ele puxou a cabeça para trás, com um solavanco forte, mas não conseguia tira-la da janela. Ficou muito nervoso, puxando de um lado e do outro.
Por fim, concluiu que estava realmente entalado. Então, disse a seus amigos: “Podem ir para casa sem mim. Digam a minha família que a noticia ruim é que eu morri, mas a noticia boa é que morri no Palácio de Potala. Haveria lugar melhor para alguém morrer???”.
Os amigos eram também muito simples, de modo que, sem muito refletir, concordaram e foram embora. Algum tempo depois, o zelador do templo apareceu e perguntou:
- Mendigo, o que você está fazendo ai?
- Estou morrendo, ele respondeu.
- Por que você acha que está morrendo?
- Porque minha cabeça está entalada.
- E como é que você a pôs ai???
- Eu a enfiei fazendo assim.
O zelador respondeu: “Então, tire-a da mesma maneira que entrou!!!”
O homem fez o que o zelador sugeriu e se soltou.
Como esse homem,se a maioria das pessoas conseguissem ver onde é que estão presas!!!, poderiam quebrar as amarras e ajudar os outros a fazer o mesmo.
Durante toda a vida, embora cada um de nós procure e, às vezes, encontre felicidade, ela sempre é temporária. Não conseguimos fazer com que dure, precisamos nos concentrar em minimizar o nosso sofrimento e o dos outros.A mente é a fonte tanto do sofrimento como de felicidade. Pode ser usada de modo positivo ou de modo negativo. Só que a maioria não se apercebe que passa o dia todo com pensamentos negativos e até procuram outras pessoas que lhes alimente tal e, se por acaso alguém tenta interromper esta sequência …fogem,pois pretendem«inconscientemente »alguém que lhes legitime estas sombras… plantam,assim ervas daninhas a cada pensamento, palavra e acção, produzindo,assim sofrimento.Desta forma, nossas experiências com a realidade passam a ser sofridas e não compreendemos que estamos vivendo resultados que nós mesmos criamos, e que nossas reacções produzem ainda mais causas.Pelo facto de termos sido nós mesmas que armamos esta cilada em que nos encontramos, cabe a nós muda-la. A mente, quando usada de modo positivo pode criar grandes benefícios…para tal podemos receber ajuda variada de livros,pessoas,cursos e,com estes ensinamentos recebemos a chave do conhecimento que nos permite transformar, pacificar e treinar a nossa mente, somente nós podemos descerrar sua verdade mais profunda, expondo nossa natureza espiritual e suas capacidades ilimitadas.Podemos sempre também olhar para outras pessoas que estão muito pior,com guerras, doenças e fome, não tem meios para mudar sua situação. Ao contemplarmos as dificuldades em que essas pessoas se encontram,passamos a ter a inspiração para não desperdiçarmos nossas circunstâncias, mas, sim, usa-las para criar benefícios para nós mesmos e para os outros…Este pode ser outro CAMINHO PARA A LUZ


CARPE DIEM

Sem comentários:

Enviar um comentário